Como ter uma horta em casa

COMO TER UMA HORTA EM CASA

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como iniciar a cultura

Enquanto o sistema vai cuidando das 7 alfaces 7 couves repolho e 4 tomateiros comecei o sistema de germinação sem ser em terra.
Utilizei para o efeito cubos de lã de pedra que vêm dentro de uma embalagem plástica. Coloquei as sementes com uma pinça no meio onde têm um furo e depois coloquei em água.
Foram colocadas para germinar 7 couves coração de boi e 7 alfaces
Esta operação foi realizada no dia 27 de Agosto de 2011 e ficou como mostra a foto seguinte
Inicio de sementeira 27 Agosto de 2001
Inicio de germinação 27 Agosto de 2001
Hoje dia 30 de Agosto a primeira semente começou a germinar, foto tirada hoje de manhã
Primeira semente germinada 29 de Agosto 2011
Primeira semente germinada 29 de Agosto 2011
Como as noites estão mais frias, durante o dia estão no exterior e durante a noite dormem em casa na cozinha, temperatura mais amena, mais umas horas de luz e não apanham com a geada que possa ocorrer.
Desde o dia 30 de Agosto que os juvenis estão em casa e já germinaram mais duas sementes foto tirada a 2 de Setembro
Todos os Juvenis
A primeira a germinar
A primeira a germinar
A segunda a germinar
A segunda a germinar
A terceira a germinar
A terceira a germinar
Só algumas das alfaces germinaram até agora a couve coração de boi ainda não
No Sábado 3 de Setembro de 2011 estive na loja da Horta Urbana e como sempre atendimento 5 ***** , comprei um  pequeno germinador da Garland a ver se acelerava o processo.
Germinador Garland
Germinador Garland
 E hoje 5 de Setembro de 2011 já estou a ober resultados germinaram  duas couves coração de boi conforme foto em baixo
Couves coração de boi Germinadas 5/9/2011
Couves coração de boi Germinadas 5/9/2011
Maís uma couve coração de boi germinada 7/9/2011
Photobucket

Neste momento durante o dia tenho o germinador no exterior tapado com um pano para ficar às escuras e apanhar o calor do sol, durante a noite retiro e coloco em casa

Vou continuar a seguir a evolução neste post para se determinar o tempo de germinação até passar ao sistema NFT

20 comentários:

  1. Ola.
    Boa tarde.
    Quero iniciar-me na hidroponia domestica para o consumo de legumes cá em casa.
    Entre outras, a minha grande duvida está nos nutrientes.
    Gostaria de começar com alface, broculos e couve flor. Lá mais para o verão, tomate, pimento etc.
    Podia dizer-me quais os nutrientes que devo usar para este tipo de cultura? ( marca e quantidades para +- 20 litros de água )Não queria começar com produtos muito caros, pois sou inexperiente nesta matéria e gosto de começar por baixo para depois poder evoluir.
    Se puder ajudar-me eu agradeço.
    Já agora, parabéns pelo seu blog, vou segui-lo.
    Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Bom Dia

    Em Hidroponia o melhor resultado é obtido com alfaces pelo menos no sistema NFT quanto aos nutrientes eu utilizo da os da GHE que são misturas super concentradas e duram imenso e são baratas. Podes ver neste site http://po.eurohydro.com/floraseries.html a gama completa de nutrientes para hidroponia.

    Podes comprar via internet ou então na Hosrta Hurbana em Campolide Lisboa

    Quanto à quantidade de nutrientes ela varia com a maturação dos legumes por isso é impossivel dizer qual a concentração a utilizar. No site da GHE tem as tabelas de concentração a usar conforme as semanas de maturação, quanto ao facto de só utilizares 20 litros de agua acho pouco eu utilizo no minimo 50 litros pois torna a concentração mais estavel ao longo do tempo

    Se tiveres mais duvidas vai colocando

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. boa noite
    sou um iniciante na hidroponia, reparei no seu blogue que utiliza os nutrientes da GHE, quais são o que utiliza, em quantos litros e qual o nutrinte da GHE'? Ja experimentou o tripack flora series, da GHE.
    cumprimentos
    Pedro Paulino

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro

    Eu utilizo o FloraGro e o FloraBloom, quanto às concentrações depende da maturação das plantas. Deves consultar as tabelas da GHE pois a concentração muda com as semanas de crescimento. Quanto ao tripack para o que crio em Hidroponia bastam estes que uso, por exemplo se só tiver alfaces basta ter só o FloraGrow pois as alfaces não têm flor nem fruto se tiver morangos então já faz sentido usar o Florabloom a partir do momento em que se começa a dar a floração para aumentar a produção e o melhor desenvolvimento das flores e frutos.
    Como podes ver tem tudo a ver com aquilo que se está a produzir no momento e com a sua maturação.

    Espero ter ajudado se tiveres mais duvidas questiona

    Um abraço

    José Alves

    ResponderEliminar
  5. boas mais uma vez, mas deixa-me na duvida, o sr utiliza os dois em conjunto ou em separado?

    ResponderEliminar
  6. Olá Pedro

    OS dois são usados em conjunto nas doses indicadas pelo fabricante é so consultares as tabelas de diluição.

    Um abraço

    José Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola jose
      estive a consultar a tabela hydro e tenho uma duvida, é se as quantidades que aparecem é ml ou o altura da planta, porque segundo a tabela começa com uma quantidade e depois aumenta ao fim de tres semanas muda a agua, não estou a conseguir interpretar a tabela, logo peço mais uma vez a sua ajuda.
      obrigado
      pedro paulino

      Eliminar
  7. Olá Pedro

    As quantidades que aparecem são em mililitros. Para fazeres a dosagem aconcelho a compra de uma seringa com escala de mililitros. A percentagem dos produtos varia com o tempo porque a planta cresce e tem difenrentes necessidades de alimento assim quanto mais cresce a planta maior a dose de produto tens que dissolver na agua. A agua deve ser mudada nos intervalos recomendados para não criar algas e manter a solução estável. Não te esqueças que durante essas 3 semanas as plantas absorvem agua e ela tambem evapora daí que resulta uma diferente composição da solução passadas as 3 semanas que devem ser corrigidas.

    Um abraço

    José Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas José
      Mas ao fazer a correcção da solução, neste caso dos nutrientes, tambem temos de acrescentar agua ou seja temos s mesmos litros de agua, que foi posto no principio.
      cumps
      Pedro Paulino

      Eliminar
  8. Olá Pedro

    Todas as semanas tens que fazer a correcção do nivel de agua eu faço assim, dentro do deposito tenho uma marca para os 50 litros e todos os fins de semana acrescento agua até essa marca de 3 em 3 semanas mudo a agua e actualizo a solução. o melhor processo para saber se a solução esta correcta é medindo a condutividade electrica da solução mas para isso é preciso um aparelho de medida próprio para o efeito.

    Um abraço

    José Alves

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,
    Parabéns pelo conteúdo do seu blogue e pela maneira como publicou passo a passo a construção e montagem de toda a sua estrutura hidroponica. Possui muita informação valiosa para quem pretenda obter esclarecimentos sobre a cultura hidroponica.

    Fiz como autodidata e depois de muita garimpagem na net, uma horta em nossa casa que pode ser vista em anossahortaurbana.blogspot.pt ou http://www.facebook.com/familiacarvalhal
    Como ela é em sistema aberto, apenas com uma proteção de uma rede de emsombramento a 50%, estou tndo alguns ataques de pragas as ditas alfaces. Mas, aos poucos estou conseguindo ultrapassar estes obstaculos.
    Uma particularidade que tenho notado nas raizes das minhas alfaces,é uma coloração escura em parte das raizes, que após consulta na net, vi que pode ser ou podridão de raiz causada por Pythium aphanidermatum ou falta de oxigenação nas raizes.
    Minha pergunta.
    Como posso resolver este problema?
    Continuidade de sucesso para o seu projeto,
    SDS
    Joaquim Carvalhal
    rio@paratisol.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim

      Obrigado pela tua visita e simpaticas palavras. Parabens pela tua cultura esta muito boa e é um bom exemplo do que se pode fazer em pouco espaço e com imaginação.
      Quanto à questão das raizes o que posso sugerir é que desligues o fornecimento de nutriente durante a noite em intervalos regulares. Durante a noite não há luz solar logo as plantas não realizam fotosintese, logo não necessitam de nutrientes. O que eu faço é ter um temporizador que a partir das 23h horas só liga a bomba de agua 15 minutos por cada hora até às 6h da manhã e a partir daí fica sempre ligada até novamente às 23H. Uma vantagem logo visivel é o consumo de energia e o desgaste da bomba de agua, a outra vantagem é que as raizes nos intervalos que não têm agua vão oxigenando sem nunca chegarem a secar.

      Espero ter ajudado e continuação do bom trabalho

      Eliminar
  10. quanto tempo uma semente de couve manteiga leva para germinar

    ResponderEliminar
  11. Em principio ao fim de 5 dias ja deve ter germinado mas isso varia muito com as condições ambientais a temperatura luz e humidade podem influenciar muito o tempo de germinação.

    ResponderEliminar
  12. olá eu gostaria de saber o nome desse produto e onde comprou e quanto custou ?

    ResponderEliminar
  13. essa espuma que vc usa para germinar as sementes

    ResponderEliminar
  14. como posso encontrar esse produto e onde posso encontrar ?

    ResponderEliminar
  15. boa tarde
    Parabens pela informação dispensada. Consultei a página da GHE E NÃO VEJO COMO POSSO COMPRAR OS PRODUTOS, PEDEM PARA REGISTAR MAS APENAS COMO REVENDEDOR, SERA QUE ME PDOE INFORMAR. oBRIGADO

    ResponderEliminar